terça-feira, 9 de junho de 2009

Liderar é inventar o futuro

Segue uma sugestão de leitura sobre liderança, publicada na Revista Exame (20/5/2009). Abaixo alguns trechos, mas vale a pena a leitura da matéria na íntegra pelo site:
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0943/gestao/liderar-inventar-futuro-470110.html

Liderar é inventar o futuro
Qual a sua definição de liderança? (Pat Campbell, Belfast, Irlanda do Norte)

(...) Esse é o tipo de pergunta que se deve fazer sempre - e hoje mais do que nunca. As pessoas em todo o mundo estão confusas, assustadas e revoltadas. (...) Elas estão se perguntando - assim como você, ao que parece - que tipo de liderança é necessária para nos tirar da confusão em que nos encontramos, em termos não só de governo como também de empresas. (...)

... o que é liderança em tais circunstâncias? Liderança é o que sempre foi, só que agora os líderes estão a pleno vapor. Eles têm de transpirar energia positiva, definir a visão da empresa, montar equipes competentes, premiar, decidir, inovar, executar. Certas coisas não mudam nunca.

Contudo, se você estiver à frente de uma equipe, divisão ou empresa neste momento, há um aspecto característico da liderança que você não pode e não deve negligenciar, apesar de toda a loucura e de toda a confusão hoje predominantes: inventar o futuro de sua empresa.
É papel do líder administrar pessoas, gerir vendas e custos para cumprir os compromissos financeiros imediatos e, ao mesmo tempo, investir em projetos futuros capazes de identificar as tendências do mercado e garantir o funcionamento da empresa lá na frente. O paradoxo essencial da liderança exige que os executivos comam e sonhem ao mesmo tempo.
(...) Mas é aí que surge o problema: muitos líderes não se preocupam em definir e criar esse amanhã.

(...)Em tempos de cortes drásticos, gastar dinheiro com qualquer coisa pode desencadear muito som e fúria. Mas não deixe que esse barulho todo o desanime. Tente romper essa resistência natural e fazer contato com as pessoas. Elas precisam ouvi-lo, de verdade, quando você falar sobre suas ideias e seus projetos futuros. Para vencer o medo, o cinismo e a mágoa reinantes na empresa, o futuro que você descreverá terá de ser empolgante, promissor e factível. Basta ajudar as pessoas a compreender. Se todos se comprometerem e acreditarem em sua ideia, a empresa será diferente um dia - e melhor.

(...) Sabemos, é claro, que as condições atuais são terríveis e compreendemos perfeitamente por que os líderes preferem trabalhar no modo de sobrevivência de curto prazo. No entanto, quando chegar a hora da virada, daqui a um, dois ou três anos, o cenário de negócios será novo e diferente. Haverá menos concorrência e, talvez, mais oportunidades, mas só para aquelas empresas que estiverem preparadas e prontas para ele.

Portanto, lembre-se: inventar o futuro é um aspecto crucial da liderança. Os verdadeiros líderes de 2009 vão aparecer quando esse futuro chegar.

2 comentários:

  1. O líder, o gênio também, é aquele que descobre o óbvio primeiro. Na minha humilde opinião. hehehe

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. E como a comunicação de liderança pode auxiliar este público para que eles desempenhem seu papel da melhor forma possível?

    ResponderExcluir