quinta-feira, 4 de junho de 2009

Líder do Futuro


Dias atrás eu fui a uma palestra sobre Liderança, promovida pela Faculdade IBTA junto com a Crescimentum Treinamentos. A palestra foi direcionada principalmente para profissionais de RH que não é o meu caso, mas foi interessante ter um pouco mais de conhecimento sobre Liderança e sobre o que estão dizendo no mercado sobre liderança e sua importância.
Fiz um pequeno resumo sobre os principais tópicos abordados na palestra para que vocês possam entender, assim como eu o que é o Líder do Futuro.

Título da Palestra: Líder do Futuro
Palestrante Arthur Diniz (adiniz@crescimentum.com.br)
Público-alvo: Profissionais de RH.

O palestrante diz que o líder de sucesso é quem assume a responsabilidade do sucesso, que traz convencimento para as pessoas.
Para você ser um líder do futuro, você precisa saber sua missão de vida e tem uma visão do futuro, conhecer a si mesmo. E como fazemos para encontrar nossa missão? Perguntando, você tem que causar impacto como líder.
Diz ainda que para ser um líder, você tem que conhecer a si mesmo e que todos os líderes têm o direito de ter ambição, um plano de vida, uma ambição, um objetivo de futuro, Quanto mais egoísta é sua ambição, menos líder você é! Quanto maior é sua missão mais líder você é!
O quanto você inspira não só sua família, mas, equipe e amigos, vai dizer o quão líder você é!
Quanto mais egoísta é sua ambição, menos líder você é!
Quanto maior é sua missão mais líder você é!
O tipo de pessoa que você quer ser vai dizer o tipo de impacto que você causa e o líder que você é.
O líder conhece a si mesmo, seus valores e vivencia.
Implementar sua visão de futuro sem medo
Nós temos que ajustar as prioridades e fazer acontecer. Saber priorizar.
O líder coach ajuda as pessoas a encontrar o foco. Ele desenvolve pessoas porque quer resultados rápidos.
O equilíbrio traz mais resultados.
A integridade no líder do futuro está em ser exemplo, em tentar o tempo todo, pois o exemplo começa em casa, todos os dias.
O que você ta fazendo como líder para servir as pessoas?
Quanto vai ser sua contribuição?
As três razões principais que pessoas em relação de liderança não atingem resultados:
- Ter objetivos e expectativas incertas do desempenho para líderes (sem objetivo não tem como ter um feedback, e sem feedback você não consegue crescer, um liga o outro, sem um não tem como ter o outro);
- Ser um líder que gasta quantidade de tempo para fazer atividades abaixo de seu nível;
- Ausência de feedback honesto e assertivo;

2 comentários:

  1. como relacionamos esta questão da liderança à comunicação interna?

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  2. Uma liderança bem construída e colocada é mais um meio de suporte à comunicação interna para se chegar aos colaboradores. Um líder que proporciona feedback honesto e assertivo, como colocado pelo Laís, por exemplo, permite um ambiente de trabalho mais agradável e dá liberdade para os funcionários colocarem suas expectivas, darem idéias, e até exprimirem angústias.
    Além disso, um líder deve servir de exemplo para os demais colaboradores. Como Arthur Diniz colocou na palestra, deve conhecer a si mesmo e ter visão do futuro, mas mais do que isso, deve integrar todos os funcionários neste processo, para que, juntos, conheçam e incorporem os valores, missão e visão de futuro da orgazização.
    O líder precisa ter todas essas características descritas acima, mas deve, principalmente, se preocupar em transmitir sua experiência e visão de futuro para seus colaboradores, e a comunicação interna pode ajudá-lo nesse processo.

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