quarta-feira, 24 de junho de 2009

Liderança e engajamento

As pessoas tendem a se identificar cada vez menos com uma organização específica com o passar dos tempos. Ela pensam mais como profissionais independentes e sabem que podem evoluir com facilidade proporcionalmente ao seu talento no mercado, quando não se sentem felizes onde estão. A lealdade será cada vez mais à própria carreira. E às causas nas quais acredita. Não mais ao chefe nem à empresa como no passado.

Neste caso, um líder eficaz, precisará oferecer causas, em vez de apenas metas e tarefas. Precisará criar um clima de motivação ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho das pessoas que o cercam em seu ambiente de profissional. Trata-se de ir além de metas e objetivos para serem atingidos no ano em curso.

O papel do líder eficaz será o de estimular as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além da simples troca do trabalho por remuneração. Neste ponto é fundamental o uso correto da comunicação para o engajamento dos funcionários a causa da organização.

O líder eficaz oferece às pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas. Esclarece como objetivos e metas de curto prazo são fundamentais para a causa comum. Parte do princípio de que as pessoas comprometem-se emocionalmente com objetivos e metas quando entendem o porquê das ações. Acredita que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si e até mesmo a fazer sacrifícios, desde que conheçam a Causa, o Porquê, o Rumo, a Razão de Ser do seu cotidiano.

Quando a comunicação contínua é aliada a atuação de um líder, ela favorece a criação de um clima favorável ao engajamento do corpo de funcionários aos objetivos da organização.

3 comentários:

  1. Belo texto. O líder deve conseguir transformar ilhas de excelência em arquipélagos de competência na empresa. Sugiro a leitura deste post do Blog do líder.

    http://colunas.epocanegocios.globo.com/bloglider/2009/06/15/transformar-ilhas-de-competencias-em-um-arquipelago-de-excelencia-o-grande-desafio-dos-lideres/

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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  2. Bom texto mesmo Mateus, é incrivel como alguns times preferem sair na mídia pela compra de "jogadores-celebridades" do que pelas vitórias conquistadas. Mas há exceções, considero a aquisição do Ronaldo por exemplo, uma estratégia, porém uma estratégia bem aproveitada onde o time soube junto com o técnico e o resto da equipe agregar valor, trazendo resultados positivos ao corinthians, e olha que nem corintiana eu sou! rs!

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  3. Pessoal,

    Comunicação de liderança é fundamental, por isso explorem mais como profissionais de comunicação interna podem contribuir para que os líderes exerçam este papel.

    Marina Gerardi

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