quarta-feira, 23 de setembro de 2009

“As pessoas se ligam aos líderes. Elas não se afastam dos seus mentores”

Entrevista com John Kotter

A Revista Comunicação 360° publicou uma entrevista com uma das maiores autoridades mundiais em liderança e mudança, John Kotter, professor da Harvard Business School, considerado pela Business Week o maior Guru da Liderança da América, com base em uma pesquisa com 504 empresas, autor de 17 livros e referência mundial no assunto.
A entrevista aborda importantes temas que falam sobre liderança, inovação e clima organizacional. Vale a pena conferir!

Comunicação 360º - Que habilidades de comunicação um líder precisa ter?
John Kotter: Primeiro: não se trata de habilidade, mas de um comportamento, que é se comunicar mais. É impressionante como algumas pessoas simplesmente não se comunicam. Em segundo lugar está uma considerável capacidade de falar de forma clara e simples sobre jargões complicados. O líder torna as discussões de hoje fáceis de entender por todos. Ter ceiro: ele não fala apenas do lado analítico, cerebral; ele fala de coração. Muitas pessoas têm medo de fazê-lo. Bons líderes tendem a não ter esse medo. Quarto: grandes líderes conhecem o poder de uma boa história, de uma narrativa e das metáforas. Elas são diferentes, mas servem aos mesmos propósitos. E ajudam as pessoas a entender algo complexo de uma forma muito concreta.

Comunicação 360º - De que forma a comunicação do líder pode unir o time e construir um clima organizacional saudável?
J. K: O líder pode ajudar a equipe a acreditar em algo, a dividir objetivos. Isso certamente o ajudará a unir a equipe. Se ele ou ela realiza várias práticas que comentamos 턍 comunicar-se mais, infor- mar às pessoas o que está acontecendo, e comunicando-se de uma forma que não os deixem se sentir menores, ocorre uma unificação que envolve a comunicação com visões que tenham sentido e metas em que as pessoas acreditem.

Comunicação 360º - Como o líder deve exercer uma comunicação eficiente e contribuir para a retenção de talentos na companhia?
J. K: Há várias estratégias, incluindo a do comprometimento, pois as pessoas que gostam da empresa acreditam no que estão fazendo, gostam dos chefes, consideram esses fatores além do salário. Elas têm compromisso com os colegas. Tudo isso reduz o turn over. E bons líderes ajudam a consolidar essa estratégia. Fazem o trabalho ter mais sentido, ser mais atrativo e divertido. Levam as pessoas a se sentirem parte da empresa e não apenas trabalhadores independentes, que atuam de maneira isolada e facilmente mudariam de emprego por uma oferta mais atraente. Os líderes são muito sofisticados nesse papel porque, por definição, as pessoas se ligam a eles. Elas não se afastam dos seus mentores.

Comunicação 360º - Que tipo de apoio a área de Comunicação deve oferecer ao trabalho do líder orientações, treinamentos, desenvolvimento de produtos?
J. K: Quanto mais a Comunicação entende o que um real líder está tentando fazer e quanto mais entende as técnicas que os líderes usam, melhor pode reproduzi-las nos produtos da empresa. A revista institucional também pode falar de um jeito simples e claro, como os grandes líderes. Mas a comunicação institucional deve ser verdadeira e, assim como o líder, jamais diminuir as pessoas, seja em revistas, informações veiculadas pela internet, treinamentos ou meios afins. Podemos valorizar um líder reproduzindo os recursos, os truques dele na comunicação, como, por exemplo, usar o face a face. Podemos usar os mesmos princípios básicos no programa de comunicação.

Comunicação 360º - Então a comunicação deve aprender com o líder?
J. K: Certamente.

Comunicação 360º - Inovação é a palavra do momento. O que as empresas devem fazer com aqueles que não são inovadores, mas são bons profissionais?
J. K: Sugiro a todos que sejam flexíveis e reconheçam quando mudar, de forma a lidar com um mundo em mutação. Não é preciso necessariamente inventar algo novo, mas pegar emprestado algo que está do lado de fora. A questão é que há certas funções nas empresas em que a inovação fala mais alto. Se você é um auditor, há uma série de regras em torno dizendo como você deve fazer seu trabalho. São amarras que não deixam muito espaço para a inovação. Se você é profissional de pesquisa, todo seu trabalho é dentro das leis da física e as inovações são o padrão de sua atividade. Então, em alguns trabalhos faz mais sentido promover novas ações, de novas maneiras, que em outros.

Comunicação 360º - Trabalhar com as emoções da equipe seria um caminho para despertar seu potencial criativo e deixá-la mais satisfeita?
J. K: Sim!

Comunicação 360º - Como o líder pode usar a comunicação para desenvolver o sentido de urgência e contagiar as equipes com esse espírito?
J. K: Há várias formas de os líderes se comunicarem para criar um real senso de urgência, útil em um mundo onde há turbulência e tudo muda rapidamente. Uma é comunicando o seu próprio real senso de urgência, demonstrando seu desejo real de fazer algo acontecer hoje, tirando proveito das oportunidades ou até das ameaças. Esse senso de urgência dá às pessoas uma perspectiva de que o mundo está cheio de oportunidades e ameaças, dando a elas a determinação de fazer algo, explorar as oportunidades e evitar as ameaças, todo dia. As pessoas podem comunicar isso às outras dando o exemplo, falando, agindo dessa forma. Uma das formas de criar a urgência é trazer a realidade externa para as empresas. E isso não precisa ser feito pelo líder, mas por qualquer pessoa.


Para saber mais informações sobre John Kotter: http://www.johnkotter.com/

(Fonte: Revista Comunicação 360° - Edição número 10 - Dezembro de 2008)

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