segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As diferenças ao se comunicar


Na Comunicação Interna é muito comum o envio de comunicados a todos os colaboradores de uma empresa com informações que podem alterar a sua rotina dentro da organização. Contudo, há temas que necessitam um cuidado e uma atenção especial na hora de divulgação. Questões que envolvem a saúde são de extrema importância para todo o público interno e precisa ser divulgado de forma clara, objetiva e, ainda, conter informações sobre as políticas que a empresa irá adotar sobre o caso, ou esclarecer como o funcionário deve se portar diante de tal fato (o que fazer).

Recentemente, na empresa que trabalho, um comunicado sobre a gripa A (H1N1) foi elaborado a fim de informar os funcionários, instruí-los e tentar conter os boatos. Para isso, enviamos primeiramente, um comunicado para os gerentes e coordenadores de áreas, informando sobre o envio do comunicado, com informações sobre a gripe, dados numéricos, instruções quanto ao contágio e prevenção e medidas a serem adotadas em caso de suspeita da doença. Horas depois, enviamos comunicado aos demais colaboradores, com informações similares, com menos detalhes, mas com informações pertinentes e de igual relevância. Ao final dos dois comunicados incluímos o site do Ministério da Saúde, onde os colaboradores poderiam tirar dúvidas e obter maiores informações.

O que percebemos com isso, é que a comunicação foi muito eficaz, primeiro porque nutrimos o nosso gerente/ coordenador com informações completas, que poderiam ser repassadas aos colaboradores em caso de dúvidas. Ou seja, a Comunicação Interna preparou seus líderes para uma eventual situação. Não deixamos de informar nossos funcionários, mas mantivermos uma comunicação sem alarmar mais o caso. E ainda colocamos a disposição um meio para o funcionário buscar informações caso necessita-se. Constata-se então, a importância de elaborar uma comunicação interna dirigida, com linguagem apropriada e focada no público alvo. A Comunicação Interna deve estar atenta a estas questões para obter resultados positivos em suas ações. São medidas como estas que fazem diferença na hora de se comunicar, seja com a liderança, ou com os colaboradores.

Obs: Como material de complemento, entregamos a todos os funcionário um folheto explicativo sobre o vírus, formas de contágio e sintomas e outras informações.

Um comentário:

  1. Belo trabalho. Segmentou bem quem atingir e informou da maneira que planejou correta.

    Parabéns.

    Mateus

    ResponderExcluir