sábado, 15 de agosto de 2009

Mas o que tudo isso tem a ver com Comunicação Interna?!

Já foi publicado neste blog diversos textos sobre liderança, dicas de palestras, artigos de revistas. Mas qual a conexão entre liderança e comunicação interna?! Bom, acredito que tudo! Bom, vou explicar um pouco mais desse meu ponto de vista um pouco drástico!
A comunicação interna, dentro de uma organização, não existe apenas para enviar comunicados informando sobre os acontecimentos da empresa, tão pouco escrever as matérias quinzenais do Jornal Mural ou dos demais veículos de comunicação. Isso também, é claro, afinal tudo está alinhado, direcionado a cumprir o objetivo de manter a estratégia de comunicação organizacional. Mas a comunicação Interna possui um papel maior. Se bem arquitetada e com espaço para trabalhar dentro da empresa, acredito que o trabalho pode render muitos resultados positivos. E para obter esses resultados, a CI precisa trabalhar com os líderes, pois um dos caminhos que a comunicação precisa estar é o vertical, onde as informações são dadas de cima para baixo. Ou seja, os líderes informam seus colaboradores de forma a distribuir as tarefas e criar vínculos com os mesmo. Não basta delegar, precisa ter diálogo aberto. Incentivar o feedback entre os funcionários e os líderes. E é nesse ponto que o Comunicado também trabalha; auxilia o líder a criar, manter este canal aberto, gera oportunidades para que haja interação. O ambiente de trabalho se torna mais harmônico e produtivo.
A comunicação Interna possui um trabalho amplo, com muitas atividades para manter o público interno da organização alinhado e motivado com os interesses da empresa, e ainda garante que o relacionamento interno seja o melhor possível para obter resultados positivos para a empresa e para o bem estar do seu colaborador, seja ele líder ou não.

2 comentários:

  1. Barbara,

    Comunicação interna é liderança pura, muitos lideres acabam perdendo o fio da meada e a propria estratégia, por não conseguirem deixar o canal de comunicacao aberto o sufiente para ajustar anomalias do preojeto, para que seus membros saibam qual papel represetam no planejamento. Sem a comunicacao efetiva, todas as pessoa começam a andar no grande labirinto do individualismo, e os acertos e erros passam a ser motivados pela sorte e não pela assertividade.

    Muito boa sua coloação e seu enfoque.

    Abraços
    Maria Eugenia
    http://passosdolider.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tb gostei do seu post, Barbara! A comunicação interna tem que ver os veículos dirigidos aos funcionários como 'meios' e não 'fins'. Considerando que o que move a empresa são as pessoas, suas atitudes e sua vontade de fazer acontecer, nossa melhor contribuição é ativar a competência de comunicação na liderança.

    ResponderExcluir