quarta-feira, 29 de abril de 2009

Liderança é fundamental para o sucesso

O Programa de Roberto Justus “O Aprendiz – Universitário” mostra o papel de liderança em todos os seus episódios. A cada tarefa que os universitários são submetidos a equipe deve escolher a figura de um líder, e esse líder vai tomar as decisões e decidir qual melhor forma de agir em cada tarefa.

Roberto Justus sempre faz questão de frisar a importância de um líder e como é importante que as pessoas tenham essa qualidade. Podemos usar como exemplo o episódio em que os participantes tiveram que produzir uma matéria jornalística de três minutos sobre o programa de fidelidade da TAM. Os candidatos ganharam o prazo de quatro dias para fazer as entrevistas, captar as imagens e editar o vídeo depois de receberem o briefing da empresa sobre o que deveria ser abordado.

Como em todos os programas, a equipe perdedora da tarefa vai para a sala de reunião com Justus onde alguém sempre é demitido, na sala de reunião nessa tarefa o participante Pedro foi acusado como o principal culpado pela derrota, inclusive por ter feito uma péssima apresentação, errando nomes dos jurados, usando o microfone inadequadamente e não citando coisas importantes para a apresentação da matéria jornalística, Pedro foi demitido pois sua liderança foi prejudicial ao grupo e determinante para o péssimo resultado da equipe.

Fica aqui a impotância de termos sempre uma pessoa à frente no trabalho, mas que seja uma pessoa certa para que não nos levem a derrota. Nós do Blog vamos continuar acompanhando o Programa “O Aprendiz – Universitário” e principalmente prestando atenção às lideranças de todas as tarefas.

3 comentários:

  1. Com o programa podemos ver também como a atitude de um líder é determinante para a integração do grupo. O líder deve servir como um exemplo para os demais integrantes, deve incentivar e congratular boas atitudes, e demonstrar também o que se deve ou não fazer. As atitudes de Pedro foram contrárias à essas que um líder deve seguir, e considerei sua exclusão do programa bastante coerente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O líder exerce papel fundamental em todas as organizações. Por isso, não pode mais ter aquela postura distante. O bom líder é aquele que mantém o exercício de liderança constante. Ou seja, que define aonde quer chegar; que sabe identificar o potencial nas outras pessoas; que cuida do todo, e não apenas da parte; que faz mais do que aquilo que foi combinado; e que se inspira nos seus valores por meio do cumprimento de sua conduta ética. Acho que é isso que falta nos participantes do programa "O Aprendiz". Eles não pensam nessa continuidade, apenas querem passar por uma determinada tarefa sem serem eliminados.

    ResponderExcluir