segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Veja como é fácil participar! Você já assistiu ao filme Tróia?
O filme tem 2 grandes líderes, Aquiles e Heitor. Escolha o seu preferido e comente em uma frase porque ele era um exemplo de liderança diante seu exército!
Boa sorte!

sábado, 15 de agosto de 2009

Mas o que tudo isso tem a ver com Comunicação Interna?!

Já foi publicado neste blog diversos textos sobre liderança, dicas de palestras, artigos de revistas. Mas qual a conexão entre liderança e comunicação interna?! Bom, acredito que tudo! Bom, vou explicar um pouco mais desse meu ponto de vista um pouco drástico!
A comunicação interna, dentro de uma organização, não existe apenas para enviar comunicados informando sobre os acontecimentos da empresa, tão pouco escrever as matérias quinzenais do Jornal Mural ou dos demais veículos de comunicação. Isso também, é claro, afinal tudo está alinhado, direcionado a cumprir o objetivo de manter a estratégia de comunicação organizacional. Mas a comunicação Interna possui um papel maior. Se bem arquitetada e com espaço para trabalhar dentro da empresa, acredito que o trabalho pode render muitos resultados positivos. E para obter esses resultados, a CI precisa trabalhar com os líderes, pois um dos caminhos que a comunicação precisa estar é o vertical, onde as informações são dadas de cima para baixo. Ou seja, os líderes informam seus colaboradores de forma a distribuir as tarefas e criar vínculos com os mesmo. Não basta delegar, precisa ter diálogo aberto. Incentivar o feedback entre os funcionários e os líderes. E é nesse ponto que o Comunicado também trabalha; auxilia o líder a criar, manter este canal aberto, gera oportunidades para que haja interação. O ambiente de trabalho se torna mais harmônico e produtivo.
A comunicação Interna possui um trabalho amplo, com muitas atividades para manter o público interno da organização alinhado e motivado com os interesses da empresa, e ainda garante que o relacionamento interno seja o melhor possível para obter resultados positivos para a empresa e para o bem estar do seu colaborador, seja ele líder ou não.